HISTÓRICO DA 1ª IGREJA EV. ASS. DE DEUS EM SANTA RITA
No ano de 1943 veio a Santa Rita o irmão Bento de Assis Marques. Apesar das poucas casas aqui existentes, ele observou que a terra era boa para semear a Palavra de Deus.
Voltando a Mesquita, comunicou o fato ao seu dirigente o Pr. José Bernardo da Silva, que de imediato comunicou à sua igreja que se localizava em Belford Roxo. Após esta comunicação e ciência por parte da matriz, o Pr. José Bernardo da Silva convocou a igreja para, no domingo dia 19 de Maio do mesmo ano (1943), realizar em Santa Rita um culto ao ar livre.
No dia marcado montou-se uma caravana com: obreiros, coral, grupo de músicos, inclusive o até então músico e regente do grupo jovem, Thiotônio Simões Coimbra, da igreja de Mesquita e mais alguns irmãos que chegaram em um caminhão, desembarcando na Praça Álvaro de Carvalho às 15:45h, juntamente com o Presbítero Bento de Assis que havia embarcado no Bairro Posse, pois era membro da Igreja de Morro Agudo.
O culto ao ar livre foi iniciado com uma oração e continuou sendo dirigido pelo Pr. José Bernardo da Silva, que ministrou com grande alegria e entusiasmo durante todo o culto. Recorda-se que, o coral cantou o hino “DEUS MESMO REVELOU O NOVO CÉU”, a adolescente Carlinda Simões Ventura, que hoje é uma das anciãs de nossa igreja, cantou o hino “Oh alma Chora sem ter alento” e a leitura devocional feita no livro do profeta Isaias 55. 1-3. Na seqüência, foi concedido oportunidades aos irmãos: Antonio Porto, Manoel Valentim e outros.
O trabalho prosseguiu e a mensagem foi ministrada pelo Presbítero Antonio Ferreira que pregou dentro da leitura devocional e na seqüência fez o apelo. Durante o apelo, o Pb. Antônio Ferreira cantou o hino “Oh que Salvador Maravilhoso” e neste momento veio a prova do grande trabalho que o Senhor faria neste lugar, quando 13 pessoas se converteram a Cristo. Entre os novos crentes estavam dois homens que se tornariam o grande marco no desenvolvimento da obra do Senhor neste lugar; são eles: o Pb. Tiago Alves e Otávio Fagundes (In Memorian), homens que foram verdadeiros baluartes juntamente com outros que hoje descansam no Senhor.
O irmão Bento de Assis deu prosseguimento, instruindo e dando assistência aos novos convertidos na casa do irmão Tiago Alves na Rua Agostinho, que foi cedida e ampliada para cultos e escola bíblica dominical (a antiga igreja de Sapé), sob a liderança do Pb. Jovelino Simões Coimbra, que ali permaneceu por cerca de 12 anos. Na Igreja de Sapé, Deus batizou com o Espírito Santo a esposa do irmão Tiago Alves, irmã Juraci Camilo Alves. Vale ressaltar que a irmã Juraci foi a primeira pessoa batizada com o Espírito Santo neste lugar.
A igreja continuou a crescer e Jesus Cristo operava grandes maravilhas, apesar das lutas. Em meio a muitas dificuldades surgiu a necessidade de construir um Templo. Com o apoio do Pr. José Bernardo e a igreja Assembleia de Deus em Mesquita, no dia 15 de novembro de 1951 às 15:20h, foi realizado o culto de lançamento da pedra fundamental do primeiro templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Rita e no mesmo dia inaugurada a banda de música que contava com a participação de oito componentes, a serem lembrados com muita carinho: Ari Ventura, Eupídio Ventura, Maria das Mercês Gomes, Antônio Pacífico, Eraci Pacífico, Francisco Pacífico, Vicente Pacífico e Geraldo Antônio da Silva.
No dia 08 de janeiro de 1952, começou a preparar as sapatas e o alicerce do templo e no dia 20 de setembro de 1954 foi realizado a inauguração do templo (obra esta que foi vistoriada pelo Missionário Othom Nelson, enviado pela Igreja Ass. de Deus em São Cristóvão). No dia 19 de janeiro de 1966 a Igreja Ev. Ass. de Deus em Mesquita, tendo como Pr. Presidente o Pr. Severino Amador de Oliveira, emancipou a até então, congregação em Santa Rita que estava sob a direção do Pr. Augusto Amâncio da Conceição desde o ano 1962 e o mesmo foi empossado como pastor Presidente da (1ª IEADESR)1ª Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Santa Rita, sito a Rua Xingu, 142. Jamais poderíamos deixar de mencionar, que antes da emancipação estiveram à frente desta (então Congregação) excelentes Obreiros tais como: os Presbíteros Jovelino Isidoro Simões, Otávio Fagundes, Antonio Muritiba, o Ev. José Manoel e o Pr. Augusto Amâncio da Conceição (todos Em Memória).
Com o passar dos tempos e o crescimento da Igreja, foi preciso ampliar o templo uma vez que a igreja continuava crescendo; então o Pr. Augusto viu a necessidade da construção de um novo templo e esta se tornou à meta de outros pastores tais como: Otoniel Moura de Paula, Obadias Moura de Paula, Antonio Alves Filho e Sebastião Ilário Machado (todos Em Memória); somente na gestão do Pr. Sebastião Ilário Machado foi possível, apesar do empenho de todos os pastores que o antecederam.
No dia 19/01/1991 começou a demolição do primeiro templo, iniciando assim, a obra de construção do atual templo no dia 05/05/1991. O Pr. Sebastião Ilário Machado não pôde ver a conclusão da obra que iniciara pois veio a falecer em 02/05/1997.
Com o falecimento do Pr. Sebastião assumiu a igreja, interinamente, o 1º vice-presidente Ev. Reinaldo Marcelo da Fonseca. E no dia 14/06/1997 foi empossado como Presidente a 1ª Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Santa Rita, com 12 congregações localizadas na região da Matriz, no município em Itaguaí, nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde então o Pr. Reinaldo Marcelo da Fonseca veio dando prosseguimento à obra de construção do novo templo fazendo o relançamento da Pedra Fundamental em 07/09/1997 e desenvolvendo o seu ministério com o apoio da membresia.
Finalmente, com a Graça de Deus, o novo templo foi inaugurado no dia 23/Set/2002 com uma semana de grande festa e júbilo.
O novo templo possui uma infraestrutura modernizada, tendo recebido acabamentos tais como: piso de granito, janelas e portas de alumínio, rebaixamento em gesso e em lã de vidro, ventiladores, equipamentos de som, bancaria nova, pintura, decorações em iluminação, diversas salas; dependências para: estudos, simpósios e seminários, assim como, batistério, gabinetes, dormitório, uma suíte, cozinha, cantina e um amplo refeitório tudo para louvor e exaltação do nome de nosso Senhor.
O Pr. Reinaldo, mesmo empenhado na construção do atual templo, não se esqueceu de zelar do rebanho do Senhor; assim Deus tem acrescentado ao seu ministério mais 06 congregações, a saber: Nova Cidade e Guarujá em SP, Village Santa Rita no RJ, Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora e Ubá em MG; também a possibilidade de enviar o missionário Everaldo para fazer missões no Amazonas (Lábrea).
Hoje, a 1ª IEADESR completa 70 anos de fundação e o Senhor têm abençoado o ministério do Pr. Reinaldo, assim como abençoou o ministério dos pastores que por aqui passaram, e tem o honrado com a finalização e a inauguração do novo Templo para acomodação do povo de Deus e Glorificação do nome do Senhor Jesus Cristo.